13 de novembro de 2015

Varenie de pinhão de pinheiros

Eu já mencionei o doce eslavo chamado varenie e para continuar o assunto logo vou descrever um varenie bem exótico.

Minha jarra de varenie de pinheiro
Ele não é exótico somente para os estrangeiros! Os próprios russos, se você perguntar alguém, não o conhecem muito bem. É o varenie de pinhão de pinheiros (варенье из сосновых шишек). Esse varenie é feito de pinhões "jóvens" e açúcar. O resultado: líquido doce com cheiro de pinheiros e pinhões macios flutuando nele. Parece diferente, não é?

Eu experimentei esse varenie e agora até posso imaginar porque ele não é tão conhecido. O sabor desses pinhões é bem estranho :-) Por outro lado, o líquido é agradavel. Meu pai que adora estudar ervas e coisas assim, me explicou que esse doce serve para resolver problemas respiratórios em primeiro lugar. Ele melhora o systema imunológico também e ajuda a combater gripe. As pessoas tomam uma colher de sopa desse varenie para evitar gripe e duas colheres para o curar. Como isso é possível? Pinhão é muito rica em fitoncides, os elementos orgânicos que matam bactérias.

O varenie de pinheiro é bonito, incomum é cheiroso. Acho que é interessante experimentar pelo menos uma vez. Mas não espere que vai ser muito gostoso. Algumas pessoas podem gostar, algumas não. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!