9 de outubro de 2015

Batatas da vila à russa

Batatas da villa com smetena e endro
Não sei se os lusófonos sabem isso, mas os russos adoram batata. Mesmo que esse legume veio da America Latina e não é nativo na Rússia, tudo mundo considera-o algo bastante russo. 

Os russos normalmente comem batata com carnes, peixe ou salada. E nunca com arroz :-) Já vi batata frita num prato de arroz no Brasil e até hoje acho isso bastante estranho. Mas, como dizemos na Rússia, tudo mundo tem seu próprio gosto.

Vou dar uma receita de batata à russa que é muito gostoso: batatas da vila (картофель по-деревенски). Por acaso, esse tipo de batata está nos menus de McDonalds, KFC e Burger King na Rússia. A batata dos fastfood é boa também, mas nem se compara com caseira. 

Receita de batatas da vila à russa


Cozinhe as batatas na água sem tirar casca e deixe-a esfriar um pouco. É importante cozinhar exatamente assim, porque sem casca elas vão ficar moles e não vão ser crocantes depois de fritar. As batatas da vila ficam ainda mais gostosas, se você cozinhe-as um dia antes de fritar e deixe-as descançar uma noite.

Quando as batatas esfriam, tire a casca e corte-as em rodelas ou cubos. Os pedaços não devem ser muito grandes, porque assim eles fritam melhor. 

Esquente óleo numa panela e frite as batatas. Você vai precisar de virar os pedaços de um lado para outro, se quiser ter as suas batatas bem douradinhas. No último minuto de fritar adicione sal e temperos a gosto.

Serve com verduras ou (e) seu molho preferido. Eu prefiro com smetana e endro.

Bom apetite!

8 comentários:

  1. Olá, Natalia! Como vai? Humm, que delícia. Amo batata. Quem não? rsrsrs Eu já sabia que os russos gostam de batata.
    Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor Gabriel! Consideramos batata o nosso segundo pão :-) É engraçado que ninguém já imagina que esse é um legume tropical.

      Excluir
  2. Batata é uma delícia de qualquer maneira. Não é mesmo?
    Gostei dessa receita, prática e fácil de fazer. Obrigada pela postagem :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Eu gosto muito de batata também :-) Obrigada por seguir meu blog, Solange! Seja sempre bem-vinda aqui.

      Excluir
  3. Batatas são deliciosas mesmo.
    Obrigado pela receita.

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO batata! e não gosto de arroz :P

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, tu saberia me dizer o que são as " Batatas a lá Pushkin?. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na verdade, eu nem sabia sobre esse nome, não é algo típico. Entretanto pesquisei na internet russa e achei as receitas que são exatamente as mesmas que as batadas da villa. Acho que é apenas um nome bonito para atrair a atenção e não tem nada a ver com Pushkin :-)

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!