30 de maio de 2015

Salada de rabanete com ovo e cebolinha

Continuando o assunto de saladas. Na culinária russa as saladas são divididas em duas categorias: saladas de inverno e saladas de verão. As saladas de inverno são mais pesadas e feitas com carnes ou peixe, com batata, legumes marinados ou cozidos. As saladas de verão são leves e incluém legumes frescos e verduras.

Uma das minhas receitas favoritas de salada de verão é salada de rabanete, ovos e cebolinha (салат из редиски с луком и яйцом). Na Rússia o melhor tempo para comer essa salada é maio e começo de junho, porque nessa temporada dá para comprar rabanete nacional e cultivada na época própria dele. Assim a salada fica muito mais gostosa.

Ela é muito fácil de fazer. Você vai precisar de rabanete e ovos cozidos na mesma proporção, bastante cebolinha e maionese a gosto. Corte o rabanete do seu jeito prefirido: em rodelas ou em tirinhas. Misture com o maionese. Pique os ovos e a cebolinha. Adicione na sua salada e misture de novo.  Eu também adiciono às vezes pepino fresco, como na foto. Pronto!

3 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    Minha mãe tem uma receita parecida. Quando eu era criança ela fazia muito uma salada que nós chamávamos de salada de de ovos, que consistia em ovos cozidos picados, cebola de cabeça, azeite de oliva extra virgem e rabanetes, e não ia maionese. Mas a diferença é que os rabanetes não eram frescos, mas em conserva. Enfim, esta é outra das receitas que me recordam a minha infância.
    Apenas uma dúvida:
    Você mencionou maionese. Como é a maionese russa? É como aquelas "hellmanns" que se compram aqui no Brasil?

    Grande abraço e ppka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas corrigindo:

      Abraço e poka!

      Excluir
    2. Привет, Клебер!

      Eu não esperava saber que alguém no Brasil usa quase a mesma receita :-) Legal. Vou experimentar a versão da sua mãe. Aqui na Rússia nós não temos rabanetes em conserva, mas logo vou para o Brasil e compro lá.

      Eu acho que a maionese da Rússia é mesma coisa que no Brasil, mas Luciano diz que tem uma pequena diferença.

      Пока и до встречи!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!