2 de março de 2015

Como cozinhar trigo sarraceno?

Se você já sabe o que é trigo sarraceno, talvez você queria tentar cozinha-lo em casa. Como fazer isso? Muito simples! Trigo sarraceno (ou gretchka, como dizemos na Rússia) se faz mais ou menos como arroz. Se aprender a receita básica, você vai poder cozinhar vários pratos com esse ingrediente.

Trigo sarraceno: receita básica


Para fazer um prato de trigo sarraceno para duas pessoas você vai precisar de uma caneca de grão. A quantidade de grão vai dobrar quando ele ficar pronto.

Lave o grão na água fria. Se tiver alguns sementes pretos ou do outro grão, retire-os. Nunca esquece de fazer isso, mesmo se o grão é muito bom e limpo. Assim o seu prato de trigo sarraceno vai ficar mais saboroso.

Coloque o grão na água fervente. As proporções de grão e água são mais ou menos 2:1. 

Cozinhe 10 minutos. Desligue o fogo, adicione manteiga e deixe o grão descansar um pouco.

Dá para cozinhar trigo sarraceno numa panela de arroz?


Sim, você também pode fazer o seu trigo sarraceno numa panela de arroz. Nesse caso cozinhe com as mesmas proprções de água e não esquece de lavar o grão.

12 comentários:

  1. Trigo sarraceno com ovos e cogumelos: http://comida-russa.blogspot.ru/2015/06/trigo-sarraceno-com-ovos-e-cogumelos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu-se do sal ou é mesmo assim?

      Excluir
    2. Acho que esqueci :-) Mas na verdade, é escolha da pessoa usar sal ou não

      Excluir
  2. Finalmente encontrei o trigo sarraceno aqui Natália ! Fiquei feliz com isso RS depois de tanto procurar consegui. Vou fazer esta receita que VC ensina e volto pra dizer o que achei :) obrigada até mais ! Beijos ^^

    ResponderExcluir
  3. Então rsrs depois de andar na cidade de Mogi inteira achei em uma loja pequena até um pacotinho com 150 gramas. Era o último pacote mais eles falaram que sempre trazem eu já peguei o cartão e guardei o endereço ! Rs vou ver se lá tem a semolina ainda tomara que sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :-) Essa loja merece ser mais conhecida! Em SP eu não vi nada de parecido, nem no Mercado Municipal.

      Excluir
  4. E no mercado municipal daqui de Mogi das Cruzes também não tem o máximo que encontrei lá foi o limão siciliano e o pão preto e com um preço mais alto RS vou pegar o nome da loja direitinho e para quem quizer eu passo o endereço e o nome :)

    ResponderExcluir
  5. Priviet Natalia
    Esta não posso de deixar de te contar, ontem dia 24/08/2016 fui comprar frutas desidratadas e açúcar mascavo, num supermercado que na minha cidade se chama Rio Vermelho e primeiro que encontrei foi farinha de centeio, não resisti e comprei,,foi baratinha custou aproximadamente R$ 5,00 depois comprei as frutas desidratadas e esqueci do açúcar mascavo, hoje dia 25/08/2016 tinha que ir no Banco que fica próximo ao supermercado "Rio Vermelho", como cheguei ao banco uns 15 minutos antes de o banco abrir resolvi ir ao supermercado, só para passar o tempo não pretendia comprar nada, derrepente vejo pela primeira vez o Trigo Sarraceno, e quando li que não contem glutem me animei, não resisti e comprei, era baratinho custou aproximadamente 10 Reais. Foi aí que lembrei que você tinha postado uma receitinha básica para cozinhar trigo sarraceno, do jeito que estou com sorte para comprar, alguns produtos que você minha querida amiga qualquer dia destes me topo com a farinha de pado? Quem sabe a sorte continua me perseguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :-D Privet, Charito! Desculpa que eu desapareci por enquanto. Só agora consegui abrir os comentários da semana passada. Você e Bárbara realmente têm sorte com os ingredientes!

      Excluir
  6. São Paulo SP tem na zona cerealista!! Qquer loja vende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse qualquer, eu iria ver pelo menos uma vez, né? Mas talvez durante 4 anos tudo mudou e agora SP virou um grande consumidor de trigo sarraceno :-) Fico contente neste caso.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!